Ícones Lésbicos - Xena

segunda-feira, 10 de agosto de 2009
Anos 90. Série de sucesso internacional. Xena, a princesa guerreira. Homossexual. Assentava tudo no subtexto, nos pequenos detalhes. Pouco perceptível para o público conservador, demasiado óbvio para a enclausurada comunidade lésbica que se revia na personagem interpretada por Lucy Lawless e nela procurava a força necessária para a sua afirmação sexual. Xena era forte, dura, inteligente, sexual. Vemo-la, ao longo da série, envolvida sexualmente com homens, mas o seu afecto mais terno está destinado a apenas uma pessoa, a sua companheira Gabrielle. Esta era provavelmente a situação das lésbicas no armário dos anos 90, assim como a de muitas hoje em dia.

Numa época em que os tabus sexuais, em especial o relativo à homossexualidade, estavam ainda bastante marcados, esta série abriu muitas portas. Deixo-vos um vídeo no qual a produtora da série e Renée O'Connor (Gabrielle) dizem expressamente que a partir de uma dada altura o seu público alvo passou a ser a comunidade lésbica. Isto demonstra bem o poder, neste caso consumista e capitalista, é certo, que a comunidade homossexual tem.



1 Portas LEScancaradas:

Patrícia Mannaro disse...

Boa tarde, sou colunista do Dykerama e tenho um blog http://discipulas-de-safo.blogspot.com gostei do seu blog e tomei a liberdade de segui-lo, se quiser visite o nosso Blog e fique à vontade para comentar, sugerir e participar.
Beijos!