Dia Histórico - APROVADO!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Hoje, dia 8 de Janeiro de 2010, foi aprovada na Assembleia da República a lei que permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

A primeira palavra que me ocorre é "parabéns". A todos os que lutaram, a todos os que sofreram, a todos os que foram humilhados, a todos os que morreram sem conhecer este doce sabor. Aos homossexuais e bissexuais, mas também aos heterossexuais que têm lutado connosco. E parabéns também aos heterossexistas , que terão uma oportunidade para ir mudando a sua visão limitada do mundo.

Depois, vem o orgulho. O "Pride", sim, mas vai tão para além disso. Senti orgulho nas palavras de algumas pessoas que ouvi falar, pela empatia demonstrada. Quiçá fingida e estratégica, até certo ponto, pois não nos esqueçamos que estou a falar de políticos mas, mesmo assim, as palavras foram demasiado fortes para não ecoarem dentro de mim.

Tudo isto - e mais o resto - pode ser englobado num sentimento geral de felicidade, de paz, de fé. Sinto-me agora não uma pessoa mais completa, pois isto nada acrescentou à minha essência, mas sim mais reconhecida enquanto tal. Enquanto Ser merecedor de direitos, de respeito e de um reconhecimento que vai para além da mera tolerância. Será que o casamento vai, desde já,  acabar com a discriminação? É óbvio que não, não só porque ainda não há uma equivalência de direitos - falo da adopção -, mas também porque as mentalidades não mudam facilmente. Contudo, agora essa discriminação encontra menos apoio na Lei, o que nos dá algum poder e segurança para lutar contra as ideologias ocas daqueles com quem nos deparamos diariamente. Lentamente, há-de existir uma evolução.

A luta não terminou, mas aproveitemos ao máximo a vitória nesta grande batalha. A todos vós, parabéns.

0 Portas LEScancaradas: